segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hierarquia da Memória

Tal como todos os elementos existentes no mundo e nas nossas vidas, os componentes dos computadores também se encontrão hierarquizados de acordo com as suas características. Neste caso os mais caros, mais rápidos e de menor capacidade reinam no topo desta hierarquia, enquanto que os de baixo custo, de velocidade baixa e de maior capacidade ficam na base desta pirâmide.



No topo desta cadeia reinam os registradores que têm como objectivo armazenar a informação que o processador irá procurar no interior da memória.São o elemento com maior velocidade de transferência de dados, com menor capacidade de armazenamento, são os mais caros e são memórias voláteis.
O segundo lugar é ocupado pela memória cache, este tipo de memória encontra-se na memória RAM e no processador. É uma memória que tem como função acelerar a velocidade de transferência das informações entre o CPU e a memória principal.É uma memória tal como os registradores volátil e a sua capacidade varia entre 256 e os 512Kb, podendo achegar até aos 2Mb.


Níveis da memória cache:

-> Cache L1 ou nível 1 consiste num tipo de memória cache que está mais próximo da unidade lógica aritmética. Normalmente tem a sua capacidade de 8Kb a 125Kb. Encontra-se na SRAM, já que é normalmente usada em pequenas quantidades e precisa de ser muito rápida.

-> Cache L2 ou nivel 2 consiste numa memória do processador instalada em associação com os transístores com o objetivo de acelerar a velocidade do sistema, já que armazena as informações mais repetitivas, que caso não estivessem nessa memória teriam de ser acedidas da memória RAM o que tornaria o processo mais lento.




Sem comentários:

Enviar um comentário